Ministério de Comunicação

 

 

Divulgando o Evangelho para um Crescimento Saudável

 

 

Descritivo e Planejamento Anual

"Para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em vós há por Cristo Jesus". Filemon 1.6

O Ministério de Comunicação é responsável pelas atividades audiovisuais e pelos meios de comunicação, controlados pela Tecnologia da Informação, que envolvam criação, produção, áudio e divulgação, no âmbito da Igreja e no âmbito externo à Igreja. O Ministério de Comunicação - MC oferece suporte a todos os Ministérios da Igreja Batista Lindinópolis - IBL.

Compete ao Ministério de Comunicação:

Elaborar projeto de divulgação dos trabalhos realizados pela IBL. Recepcionar e orientar os visitantes nos cultos e reuniões da Igreja. Manter a igreja informada das programações Locais, Distritais, Regionais e Gerais. Fotografar, filmar e divulgar as atividades especiais da igreja. Promover a integração e os eventos de todos os ministérios da igreja.

Em meio a imensa globalização que o mundo vive hoje, temos encontrado nos meio de comunicação um ambiente propício para a divulgação do Evangelho de Deus a todas as nações.

Acima de tudo, o ponto chave a considerar é a missão da Igreja. O membro, e toda a comunidade, devem ter uma noção muito clara da missão da igreja. O planejamento da comunicação auxilia na transmissão desses objetivos e pode colaborar para uma efetiva participação e maior comprometimento dos públicos da Igreja com esses objetivos. O comprometimento se faz com informação e ele é vital para uma vida cristã.

É preciso se comunicar, se expressar.

 “Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo”. Habacuque 2:2

 

Missão

Divulgar a Palavra do Deus Todo Poderoso e formar novos discípulos através dos meios de comunicação, de acordo com a missão da Igreja Batista Lindinópolis.

Cremos que comunicar a mensagem das Boas Novas de Salvação é missão primordial da Igreja de Cristo e ela precisa ser levada a toda criatura de forma clara e objetiva e para tanto podemos e devemos utilizar de todas as formas que estão ao nosso alcance, em todas as mídias, como televisão, rádio, revistas, jornal, internet, etc.

Visão

Promover a comunicação interna e externa de forma clara, correta e em alto padrão de tecnologia, de acordo com a visão da Igreja Batista Lindinópolis.

Trabalharemos utilizando todas as áreas de comunicação:

Jornalismo, Propaganda, Audiovisual, Marketing, Publicidade, Website, Editora, Mídia, Comunicação interpessoal, Sono técnica, etc.

Cuidaremos para que a comunicação tenha uma identidade visual padronizada e seja utilizada em todos os ministérios, departamentos, projetos, etc.

Valores

Este trabalho é muito importante e igualmente importante são as pessoas envolvidas nessa tarefa, a Igreja do Senhor necessita cada vez mais não apenas dos profissionais da área, mas também de vidas dedicadas que queiram doar seu tempo e conhecimento nesta tarefa de promover o Reino.

Cremos que diversas almas estão e serão impactadas através da nossa comunicação. Queremos que todos participem, seja você também um ganhador de almas para Cristo!

 

Grupos Relatores do Ministério de Comunicação:

RECEPÇÃO

O Grupo da Recepção – Organizará as equipes treinadas para o trabalho de recepção em todos os programas regulares da igreja, tendo como propósito oferecer melhor impressão do amor de Jesus àquelas pessoas que são visitantes, como também aos membros efetivos da igreja.

A recepção na igreja tem o poder de abrir sorrisos e corações. "A primeira impressão é a que fica", diz o ditado popular.

A recepção não só é uma cortesia, como também uma maneira de iniciar um ambiente espiritualmente rico, confortável e agradável para o culto.

AUDIOVISUAL E TRANSMISSÃO ONLINE (LindTV)

O Grupo de Audiovisual – Será responsável por dar suporte aos Cultos da Igreja, por meio da projeção de slides com as letras dos louvores, textos bíblicos, vídeos, programações e eventos da Igreja, avisos referente aos demais Ministérios, dando as informações de interesse comum ao bom andamento durante o período dos cultos.

A Transmissão Online (LindTV) – Concederá todo o apoio necessário à igreja e aos Ministérios utilizando recursos de filmagem, a captura de imagem e áudio, a serem utilizados durante a transmissão do Culto pela Internet “online”, em Cultos e Programações Locais, Cultos Evangelísticos, Congressos e Eventos.

SONOTÉCNIA

O Grupo de SonoTécnia – Será responsável por dar suporte técnico/operacional para Músicos, Pastores, Pregadores, dentre outros, além de operar e zelar por todo sistema de áudio e afins da Igreja. Sempre também em sintonia com o Ministério de Música e Adoração.

RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING

O Grupo de Relações Públicas e Marketing – Apoiará todos os ministérios da Igreja e dará suporte aos demais grupos do Ministério de Comunicação. Os produtos confeccionados por este departamento abrangem produções gráficas e artes impressas (folder, flyer, banner, boletim, redação, editorial, fotografia, sinalização, etc.), artes em áudio (gravação de cultos, musicais e palestras), artes audiovisuais (vídeos institucionais, promocionais, clips, peças teatrais, cantatas, apresentação de slides e gravação de cultos), artes para a mídia online (site, blog, e-marketing, newsletter, estudo bíblico e grupos de estudos online) e criação de Selo comemorativo.

RÁDIO ONLINE (LindRadio)

O Grupo de Rádio Online “LindRádio” - Será mensageiro da palavra de Deus aos confins da terra, levando louvores, mensagens evangelizadoras e toda a divulgação de eventos promovidos pela IBL através da pagina www.lindinopolis.org.br e/ou radiodifusão.

Objetivamos a montagem de uma sala Studio para a LindRádio, onde serão realizados a produção do programa e programação, das mensagens pastorais, louvores, etc.

SISTEMAS DE T.I (Tecnologia da Informação)

O Grupo de Tecnologia da Informação - Será responsável pela unificação dos sistemas de softwares de todos os ministérios da IBL através da informática, a fim de dinamizar e facilitar todas as ações administrativas da igreja.

Buscaremos software de gestão eclesiástica para atender as necessidades da área administrativa em ter um controle mais efetivo na secretaria, tesouraria, gabinete pastoral, patrimônio, etc.

Como tendência mundial partiremos para encontrar um software na plataforma web (internet) a ser acessado através de um navegador de internet (web browser) que nos traria grande benefício, principalmente quanto a mobilidade, pois o sistema estaria disponível em qualquer lugar com acesso liberado à Internet, disponibilizado na pagina web da IBL www.lindinopolis.org.br, onde já se encontra ativa com acervos de fotos, vídeos, mensagens pastorais, registros de cultos, informações sobre os ministérios, etc. e encontra-se em crescente desenvolvimento. A meta é transformar a pagina web da IBL em portal web, onde parte deles serão centralizados os sistemas de informação da igreja e os outros sistemas nos computadores locais.

Também procurávamos softwares que permite controle de acesso que se encaixasse dentro dos critérios de segurança na verificação de identificação, autenticação e principalmente com controle de direitos e permissões de usuários nas atualizações e consultas. Seremos nós os alimentadores do portal web e dos sistemas locais da IBL.

Dentro das metas, objetivamos buscar informações históricas da Igreja, como vídeos, fotos, documentos, etc., para hospedarmos o acervo no portal web IBL.

Este grupo será responsável pela gestão e manutenção da pagina da IBL na internet ( www.lindinopolis.org.br ), com a colaboração de todos os membros e Ministérios.

REVISÃO TEXTUAL

O Grupo de Revisão Textual - Será responsável por orientar os trabalhos desenvolvidos pelo ministério de Comunicação, produzir e supervisionar o boletim da igreja, apoiar na revisão de todos os trabalhos antes da divulgação.

 

ORIENTAÇÕES BÁSICAS – MC

Os Grupos antes de iniciar os trabalhos, devem orar e consagrar a Deus todas as coisas;

Cada grupo deverá preparar sua escala de trabalho, a fim de servir com excelência e não sobrecarregar nenhum membro do Ministério;

Também são responsáveis pelo cuidado e zelo de todo o material e patrimônio do Ministério;

Somente serão permitidos na área de Audiovisual, Sonotécnica e LindTV no máximo 05 pessoas, sendo 01 pessoa para apoio ás solicitações no Culto. Estas solicitações devem ser feitas com antecedência;

Manter o mural de avisos do Ministério de Comunicação atualizado;

Cada Grupo do Ministério deverá manter a sua área organizada e limpa;

As Relatorias de todos os Ministérios devem estar em sintonia com o Ministério de Comunicação.

======================================================================================
Proposta para inserir no Calendário de Atividades 2016 da IBL:
25/01/2016 = Reunião - Planejamento do Ministério de Comunicação = OK
 
30/01/2016 = Confraternização do Ministério de Comunicação = OK
 
27/02/2016 = Nivelamento/Treinamento das Relatorias do Ministério de Comunicação
 
19/03/2016 = Nivelamento/Treinamento das Relatorias do Ministério de Comunicação
 
22/05/2015 = Almoço - Ministério de Comunicação
 
28/08/2016 = Almoço - Ministério de Comunicação
 
26/11/2015 = Confraternização do Ministério de Comunicação

===============================================================================

ESCALA DAS CANTINAS PERÍODO: Janeiro a Dezembro 2016

DATA GRUPO RESPONSÁVEL

07 de Fevereiro = OK

01 de Maio = N (MF)

22 de Maio = N (MF)

28 de Agosto =

30 de Outubro =

 

CALENDÁRIO ANUAL – MC

 Reunião para apresentação do Projeto anual do Ministério de Comunicação;

                . Data: 09/01/2015.

 Lançamento Oficial da pagina na Internet da IBL ( www.lindinopolis.org.br )

                . Data: 15/03/2015

 Lançamento da Campanha Multimídia “Resgate do Acervo Histórico” da IBL (Vídeos, Fotos, Documentos, etc.);

                . Data: 15/03/2015.

 Dia para reunião mensal do Coordenador e Apoio com os Relatores;

                . Ações, Finanças e projeção receitas despesas, orçamento anual ministério, etc.

                . Data: Último dia útil de cada mês de 2015.

 Dia para reunião mensal de Cada Relator com os membros da relatoria;

                . Escalas, etc.

                . Data: Última quinta feira de cada mês de 2015.

 Dia para Comunhão com todos do Ministério;

                . Data: 05/06/2015 e 18/12/2015.

 Dia de Cantinas / Contribuição Mensal;

                . Arrecadação de verba extra para o Ministério

 Datas das cantinas (1º Semestre): 01/02/2015 e 24/05/2015

 

VEJA:  Todas as Datas do Calendário Anual:

JANEIRO

09 = Apresentação do MC

29 = Reunião Relatorias MC

30 = Reunião Coordenação MC

FEVEREIRO

01 = Cantina MC

26 = Reunião Relatorias MC

27 = Reunião Coordenação MC

MARÇO

15 = Lançamento Campanha Multimídia do MC e da pagina IBL na Internet

26 = Reunião Relatorias MC

27 = Reunião Coordenação MC

ABRIL

23 = Reunião Relatorias MC

24 = Reunião Coordenação MC

MAIO

24 = Cantina MC

28 = Reunião Relatorias MC

29 = Reunião Coordenação MC

JUNHO

05 = Confraternização do MC

18 = Reunião Relatorias MC

19 = Reunião Coordenação MC

JULHO

30 = Reunião Relatorias MC

31 = Reunião Coordenação MC

AGOSTO

27 = Reunião Relatorias MC

28 = Reunião Coordenação MC

SETEMBRO

24 = Reunião Relatorias MC

25 = Reunião Coordenação MC

OUTUBRO

29 = Reunião Relatorias MC

30 = Reunião Coordenação MC

NOVEMBRO

22 = Cantina MC

26 = Reunião Relatorias MC

27 = Reunião Coordenação MC

DEZEMBRO

18 = Confraternização do MC

 

PERSPECTIVAS DE AQUISIÇÃO (Materiais e Serviços) – MC (Demanda Anual)

Projetor de Multimídia - datashow para o Templo;

Apontador Laser Apresentador Wireless;

Câmera Fotográfica;

Placa de Vídeo Capture para transmissão online;

Placa de áudio para transmissão online;

Notebook;

Padronização dos crachás da recepção;

Aferidor de Pressão;

Aumento da banda de internet com antena link;

Montagem do estúdio de rádio – LindRádio;

Mensalidade LindTv;

Mensalidade LindRádio;

Manutenção na rede de computadores, energia elétrica relativa e cabeamentos diversos;

Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas (Local e Web);

Configurações para Controle da Mesa de Som por WiFi;

Sistema de Gestão Eclesiástica;

Camisas padronizadas do MC;

Comutador VGA para interligação dos DataShow´s;

Mesa de som para controle de audio da transmissão FM;

Ponto físico para transmissão de cultos pela rádio FM;

Transmissão cultos Conquista FM 105.9 MHz com instalação de antena;

Aparelho de Ar Condionado (Gabinete Comunicação);

Atualização da Pagina na web da IBL - www.lindinopolis.org.br;

Microfone sem fio;

Cabine da Comunicação;

Forros do Balcão e Piso da Cabine da Comunicação;

Link Internet;

Sala ensaios e Armarios da Sonotécnica;

Pedestal para Microfone da Radio;

Quatro cadeiras para cabine da Comunicação;

Rede e Internet com e sem fio na Igreja;

Novas caixas de som para o templo IBL;

etc.

 

TREINAMENTO DE NIVELAMENTO POR ÀREA – MC (Demanda Anual)

            Recepção;

            Sonotécnica;

            Transmissão LindTV - Web;

            Transmissão LindRadio - Web;

            Transmissão Cultos ao Vivo (FM Conquista - 105.9)

            Audiovisual;

            Portal web da IBL;

            Programa de apresentação por slides;           

            etc.

 

“A nossa proposta é de buscar sempre o alto padrão da tecnologia. Para tanto estaremos, sempre que necessário, adquirindo equipamentos de última geração e mantendo a equipe treinada e nivelada”.

 

Relação dos servos de Deus para com esta Igreja e no Ministério de Comunicação

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

Coordenador: Alberto Lavigne Bichara

Substituto: Álan Oliveira Nunes

 

RECEPÇÃO

Relatoras: Maria Regina dos Santos/ Eliete Ribeiro da Silva Novaes Costa

Membros:

1. Alberto Silva Honorato

2. Adenildes Maria dos Santos

3. Amandio Santos

4. Cintia Costa de Souza

5. Cristiano Rodrigo da Silva

6. Daiane de Andrade Paiva

7. Denival Santos

8. Eliton Nascimento

9. Elvis Avelino Pereira

10. Emille Reis Soares

11. Eunice Santos Silva Cerqueira

12. Evanice Santos Silva dos Santos

13. Ewerson Silva

14. Geraldo Carlos Carvalho Santos

15. Helena Cristina Alves Silva

16. Ilana Sampaio Souza de Queiroz

17. Ingrid Oliveira

18. Iranir Silva

19. Isabella Alcântara

20. Joélia Sampaio Oliveira Bezerra

21. Joilson Claudio Alves

22. Jorge Luiz de Jesus Bezerra

23. José Luiz da Fonseca Filho

24. Joseildes Reis da Silva

25. Katia Moema Nascimento Rocha

26. Laisa de Oliveira Batista

27. Leandro Santos da Silva

28. Licia Maria Vital Guimarães

29. Maria Luiza Araújo

30. Márcio Góis de Sá

31. Maria Almerinda Fonseca

32. Marizete dos Santos Messias

33. Melissa Lima de Godoy Barbosa

34. Maria de Fatima de Jesus

35. Maria de Fatima Isabel

36. Patricia Santos de Souza Farias

37. Priscila Silveira Nora

38. Sandra Catharina Elias Lopes Santos

39. Samela Cassia da Silva Lindote

40. Sheila Pinheiro de Jesus

41. Silvana Andrade Messias Santos

42. Tatiana Silva Mansini

43. Thais Costa Luz dos Santos

44. Rita de Cássia Souza Dias da Silva

45. Rita Maria Rodrigues Araújo Lima

46. Rita Rosana Farias Santana

47. Zeruza Marcolino Sena

48. Walníria Gomes de Souza

49. Vânia Silva de Santana Honorato

50. Viviane Andrade Gundim

51. Matheus Barbosa Menezes

52. José Walter dos Santos

 

 

 

AUDIOVISUAL E TRANSMISSÃO ONLINE (LindTV)

Relator: Álan Oliveira Nunes

Membros: Agostinho Soares Trindade/Dannyele dos Santos Oliveira/EmillyNohan Guilherme Santana Silva/Graziele Cunha do Nascimento/Hequison do Carmo Sodré/Izabel Silva de Souza Freitas/Thayane Campos Silva/ Uallace Santos Silva/ William Rodrigues/Janaina Gonçalves dos Santos

SONOTÉCNICA

Relator: 

Membros: Reinaldo Nogueira/Elias Andrade Silva/ Elisson Palmer Soares/Leandro Camara Freitas/Lucas dos Santos Amorim/Luis Humberto Alves Martins

 

 

RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING

Relator: Clodoaldo Rodrigues Ribeiro

Membros: Deusemeire Gomes Herculano/Jefferson Lima dos Santos /Lílian Melgaço de Araújo Guimarães/Vinicius Bomfim Ribeiro

 

RÁDIO ONLINE (LindRadio)

Relator: Gilvandro Gomes Doria

Membros: Gilson Pires Lago/Wilson Borges da Silva

 

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (SISTEMAS)

Relator: Alberto Lavigne Bichara

Membros: Equison Silva Sodré/ Jonatan dos Santos Silva/Vinicius Bomfim Ribeiro/Leonardo..../Tales....

 

REVISÃO TEXTUAL

Relator: Pr. Rubem Vieira dos Santos

Membro: Helena Maria Souza Bomfim Ribeiro

Igreja Batista Lindinópolis
Avenida Luiz Viana Filho, 281 - Conquista
Ilhéus - BA, 45650-410
(73) 3231-5729
2017 © Todos os Direitos Reservados