Histórico

No ano de 1957 o irmão João Peixoto Cardoso, funcionário público municipal, foi transferido de Vila de Inema onde residia e era membro da Igreja Batista Iesópolis, para trabalhar na sede do município, onde com a sua família e em sua própria casa, na avenida Paulista nº 306, bairro da Conquista, deu início às atividades de uma congregação da Igreja Batista Iesópolis em Inema, Município de Ilhéus, na presidência do Pastor Abílio Pereira Gomes - “plantador de igrejas”- como era conhecido.

 

A Organização

A congregação cresceu rapidamente e no dia 05 de agosto de 1958 foi organizada em Igreja. Na ocasião foi dado o nome de Lindinópolis, o que significa Linda Cidade, em alusão à visão de João, narrada em Apocalipse capítulo 21. Este relato era sempre feito pelo Pastor Abílio Pereira Gomes que se tornou seu primeiro Pastor. O Concílio de organização foi formado por 08 pastores: Abílio Pereira Gomes; Antônio Deraldo da Silva; Apolônio Pereira Brito; Luiz Modesto Menezes; Jessé Maria da Silva; Hélcio Lopes de Melo; José Joaquim dos Santos e Manoel Ramos dos Santos.

 

Membros Fundadores

Foram dezenove, sendo 14 oriundos da igreja (mãe) Iesópolis e 5 de outras Igrejas Batistas, cujos nomes são: João Peixoto Cardoso; Adonias Oliveira Cardoso; Aderbal Santos Gomes; Abílio Pereira Gomes Filho; Débora Alice Miranda; Francisco Casemiro dos Santos; Jaci Santos; Norberta Santos de Menezes; Osório dos Santos; Oneci Santos; Sebastião Gomes; Serapião Alves da Fonseca; Valdolin Duarte Cardoso; Gracindo Vitoriano Silva e Almerinda Souza Silva, da Igreja Batista em Coaraci; Elípio Bispo de Tolentino e Cecília Souza de Tolentino da 1ª Igreja Batista em Ilhéus; Rosemiro Batista Nascimento, da Igreja Batista do Malhado, Ilhéus.

 

Filiação à Convenção

Na ocasião a nova Igreja solicitou filiação à Convenção Batista Baiana, Convenção Batista Brasileira e Associação Batista Grapiunense.

 

Primeiro Templo

No decorrer do ano de 1960 a Igreja adquiriu um terreno onde iniciou a construção do seu templo próprio, o qual foi apelidado de “Barcacinha” por sua aparência e característica funcional, pois sua fachada dava ideia de uma barcaça de cacau.

 

Caminhada de Crescimento

A Igreja viveu dias difíceis, muitas dificuldades, mas o Senhor Deus concedeu muitas vitórias. A igreja contou com ajuda de muitos abnegados pastores entre os quais, Pr. Gilberto Norberto Macedo que no início dos anos noventa começou a mudar sua história com o desafio da construção de um novo templo e, consequentemente, a nova visão para a igreja. Por motivo de doença de familiares não pode dar sequência às atividades, transferindo-se para o Estado de Alagoas.

O seu substituto, Pr. Gunther Carlos Maia deu continuidade, ampliando o projeto existente e desenvolvendo um trabalho satisfatório, até o final dos anos 90, quando assumiu o pastorado da igreja o Pr. Pedro de Jesus Chagas.

 

A Igreja Hoje

Sob a liderança do Pr. Pedro de Jesus Chagas, que além de ampliar e reformar o projeto de construção do templo e suas dependências tem uma visão de uma Igreja forte, santificada, contextualizada e voltada para fora. Isso tem impactado as diversas organizações e ministérios da igreja e, como resultado, temos experimentado um crescimento extraordinário em todas as áreas.

A Deus toda glória!

Jorair Souza e Silva

Diácono

Igreja Batista Lindinópolis
Avenida Luiz Viana Filho, 281 - Conquista
Ilhéus - BA, 45650-410
(73) 3231-5729
2017 © Todos os Direitos Reservados